Você está visualizando atualmente Dicas para proteger seu negócio contra fraudes online

Dicas para proteger seu negócio contra fraudes online

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Artigos

Agir preventivamente é a maneira mais estratégica para contornar o problema das empresas com a questão das fraudes online. Ações simples podem aumentar a segurança das transações realizadas digitalmente, minimizando os riscos de prejuízos financeiros. Confira, a seguir, 4 boas práticas que podem contribuir nesse sentido!

1. Conte com plataformas de pagamento online

A empresa que deseja atuar de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no processamento das transações à segurança.

Nesse ponto, trabalhar com o apoio de plataformas de pagamento online é uma estratégia interessante. Plataformas robustas podem intermediar a operação financeira da sua empresa com o cliente, garantindo o sigilo dos dados bancários e a efetivação correta da transação.

2. Faça a análise de compras mais caras

Outra prática que pode reduzir bastante o risco de fraude online é a análise das compras. Sempre que a empresa se deparar com um pedido de alto valor, por exemplo, é necessário dedicar uma atenção especial, verificando de forma mais detalhada o cliente e os dados informados.

Uma forma de garantir a segurança desse tipo de transação é realizando um contato prévio por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a própria compra. Embora esse tipo de avaliação possa tornar o processo de venda mais longo, ele é essencial para resguardar o seu negócio contra fraudes.

3. Verifique cadastros

Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é outra estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral pode facilmente identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis.

4. Consulte o perfil do seu cliente

Conhecer o cliente é, sem dúvida, uma das maneiras mais eficientes de se evitar fraudes online. Quando a empresa é capaz de avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo, fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação.

Com base nessas informações é possível, por exemplo, flexibilizar ou enrijecer a política de crédito, alterando prazos de pagamento, valor a ser dado de entrada ou até mesmo negar a venda ao consumidor. Hoje, existem empresas especializadas na modernização e automatização de análises de crédito, que oferecem acesso a um acervo valioso de dados do consumidor e do mercado, servindo de base para a tomada de decisão segura na hora de fechar vendas.

Como foi possível perceber, o risco de fraude online é algo bastante comum no dia a dia das empresas e dos consumidores. À medida que o tempo passa, os criminosos se especializam ainda mais, dificultando a identificação das fraudes, especialmente quando a empresa não adota uma postura mais rigorosa para prevenir esse tipo de ação. Por isso, a recomendação é sempre agir com cautela, investindo em soluções de análise de crédito e que sejam capazes de mapear o perfil do cliente.