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Fusões de empresas

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A fusão de empresas pode representar uma excelente, rápida e rentável oportunidade de crescimento.

Mas quais são as etapas fundamentais para uma boa fusão?

  •  Diagnóstico profundo estratégico e operacional. 

O primeiro passo para ter sucesso é ter uma análise profunda estratégica e operacional do que sua empresa quer para o futuro e qual o objetivo principal para essa aquisição. Para confirmar qual a lógica estratégica por trás da possibilidade de uma aquisição, é preciso responder a três perguntas: Quais são os objetivos estratégicos? A aquisição é a solução adequada? Quais são seus pontos fortes transferíveis? Após essas análises, é importante não economizar tempo e recursos para a preparação da transação e identificar os pontos fortes e fracos na sinergia desse processo tanto estratégicos quanto operacionais.

  •  Ter claro quais são os principais objetivos para necessidade da aquisição.

Ao definir o objetivo, é necessário levantar os critérios, propósitos, valor agregado e os diferenciais que a fusão entre as organizações trará para as empresas unificadas. Com isso, é necessário determinar as prioridades, elencando quais são os pontos essenciais para o real ganho de sinergia dos negócios.

  •  Entender e alinhar a cultura organizacional. 

É crucial que ao iniciar a fusão os líderes trabalhem fortemente no processo de integração cultural entre as duas organizações, não somente para facilitar os ganhos imediatos esperados na fusão, mas para garantir que na integração todos se sintam parte do processo, evitando choques culturais e comportamentais relevantes que acabam por colocar as sinergias de valor agregado em segundo plano.

  •  Condução transparente das pessoas e processos para integração. 

Complementando e integrando a etapa de cultura organizacional, as companhias devem considerar em suas estratégias de fusão a avaliação de pessoas das suas empresas, entendendo as habilidades e capacidades das equipes. Avaliando assim, as questões estratégicas e operacionais do negócio para garantir uma fusão bem-sucedida. Essa etapa é primordial ao sucesso e que poucas organizações realmente se aprofundam antes da aquisição. Vale destacar que é possível aumentar o suporte e desenvolver pontos essenciais para a sustentabilidade organizacional das empresas integradas, assim como reforçar a retenção de talentos e clientes.

  •  Etapas de risco que levam a mitigação da fusão e aquisição.

Fundamental para o sucesso deste processo, nesta etapa é de extrema importância que as empresas construam o mapa de risco da operação, com o objetivo de investigar e entender os perigos e ameaças da transação por diversas perspectivas.

Portanto, o sucesso no processo de uma fusão se dá por meio de um diagnóstico bem trabalhado previamente, sendo que os compradores definem as metas de sinergia desde o início da transição em conjunto com o plano de integração.